Presidente e corregedor do TJSP participam da posse solene da diretoria da OAB SP

 

 

Patrícia Vanzolini preside seccional no triênio 2022/2024.

 

    O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, prestigiaram ontem (11) sessão solene de posse da presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), Patrícia Vanzolini, e do vice-presidente, Leonardo Sica. Na mesma cerimônia também tomaram posse os demais integrantes da diretoria da OAB SP, seu Conselho Seccional, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, além da diplomação dos presidentes de subseções na gestão 2022/2024. O evento aconteceu no Theatro Municipal, com a participação de integrantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, assim como muitos advogados.

 

    O presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, abriu a cerimônia e falou sobre a “honra em empossar essa grande advogada brasileira”, primeira mulher a presidir a maior seccional da Ordem em seus 89 anos de existência. A conselheira federal da OAB por São Paulo e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Silvia Virginia Silva de Souza, foi a primeira a discursar e falou sobre a gestão histórica que se inicia. “Além de termos pela primeira vez uma mulher na presidência da seccional e uma mulher na presidência da Caixa de Assistência, Adriana Galvão, é a primeira vez que temos um conselho composto pela metade de mulheres e por, pelo menos, 30% de pessoas negras”, afirmou.

 

    Os representantes dos três Poderes no Estado também falaram sobre a importância da atuação da OAB para a democracia. O desembargador Ricardo Anafe, presidente do TJSP, destacou sua alegria em participar do ato de posse da OAB SP, especialmente por ter atuado como advogado e por ser filho de um advogado. “É um momento diferente e uma satisfação imensa estar aqui. O Poder Judiciário é o grande guardião do Estado de Direito, mas é o guardião com a atuação da Advocacia, do Ministério Público e da Defensoria. O exercício da Advocacia no Estado de São Paulo engrandece o Estado Democrático de Direito”, ressaltou.

 

    O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Carlão Pignatari, falou sobre os quase 90 anos de história da OAB SP e sobre a quebra de paradigma da seccional. “A OAB tem se notabilizado pela presença atuante nas mais relevantes pautas da nossa sociedade. Hoje somos testemunhas de mais uma ruptura positiva de coragem e audácia. Parabéns Patrícia, jurista e professora, que se consagrou com uma vitória nas urnas, democraticamente eleita.”

 

    O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, enalteceu a grandiosidade da OAB SP, maior seccional do Brasil. “No momento em que o Brasil vive tantos extremos e desrespeito à sociedade, a eleição da Patrícia tem um significado especial e importante, não só do empoderamento da mulher, mas do respeito e da igualdade de oportunidades”, afirmou.

 

    Também fizeram uso da palavra o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubo; e o presidente da OAB nacional, Beto Simonetti.

 

    Patrícia Vanzolini agradeceu a todos os advogados pela confiança depositada em sua gestão, aos integrantes da diretoria da OAB, conselheiros e presidentes de subseções, aos familiares e a todos que prestigiaram a posse. Contou que a sessão solene não ocorreu antes em razão da pandemia, “maior crise sanitária da nossa geração”. “Uma crise imprevisível, mas certamente agravada pelo negacionismo, pela polarização, pela guerra ideológica, pela nossa incapacidade crescente de coexistir pacificamente entre diversos e entre adversidades”.  Também falou sobre a ausência de espaço de mediação e diálogo na sociedade, que ameaça a boa convivência e confronta a democracia. “É justamente esse um dos papeis fundamentais da OAB: reconstruir a arena pública e promover o confronto democrático e livre das ideias. Considerando o desenho institucional brasileiro, a OAB talvez seja, ou deva ser, exatamente esse local. Nós queremos que ela seja. Essa é a nossa firme disposição – fomentar o livre trânsito de ideias propostas e projetos para o futuro da Advocacia, da administração da Justiça e do nosso país.”

 

    Além das autoridades que fizeram uso da palavra, também compuseram a mesa de honra da solenidade o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica; o defensor público-geral, Rafael Pitanga Guedes; a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Maria Lia Porto Pinto; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Adriana Galvão; as conselheiras federais da OAB por São Paulo Alessandra Benedito e Márcia Rocha; a o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Mário Luiz Oliveira da Costa; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Renato de Mello Jorge Silveira; o vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn; e a conselheira da OAB Bruna Fernanda dos Santos Umberto, que leu o compromisso de posse em nome dos demais conselheiros. Também acompanhou o evento a presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Vanessa Ribeiro Mateus.

 

 

   Fonte: Comunicação Social TJSP – CA (texto) / PS (fotos)

 

Ao prosseguir navegando nesse site, você aceita a utilização de cookies e outras tecnologias semelhantes. Para saber mais, clique aqui.